sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Câmara Municipal de Ilhéus discute abertura de crédito para construção do CREAS


A sessão desta quarta feira (19) levou a plenária da Câmara Municipal de Ilhéus a discussão referente ao projeto de suplementação orçamentaria, nº 045/2016, apresentado pelo Executivo, que autoriza o Município abrir crédito adicional especial ao Orçamento Anual vigente no valor de R$ 405.824,88,  com o objetivo de criar a sede do  CREAS - Centro de Referencia Especializado de Assistência Social, que tem como unidade a Secretaria de Desenvolvimento Social.

O CREAS é um equipamento do SUAS - Sistema Único de Assistência Social,  e atua por meio de serviços como o PAEFI - Proteção e Atendimento Especializado para Família e Individuo (vitimas de direitos violados) e o MSE - Medidas Sócio Educativas (adolescentes em conflito com a Lei).

Atualmente, em Ilhéus, o CREAS fica localizado na Avenida Uberlândia, n 555, Malhado, em frente ao Colégio Odete Salma. Segundo as coordenadoras Fanny Rossi e Quedima Souza, o CREAS realiza um atendimento no MSE para 137 famílias e o PAEFI acompanha 91 famílias e realiza um atendimento mensal de 200 famílias e/ou indivíduo vulneráveis .

“Realizamos atendimento psicossocial, com assistente social, psicólogos, advogado, educadores sociais. No enfrentamento a violação de direitos de mulheres, crianças e adolescentes, idosos e pessoas com deficiência. Realizamos acompanhamento, atividades socioeducativas em combate aos diversos tipos de violência. Acompanhamos crianças e adolescentes da rede de acolhimento que sofreram violência  de quer natureza”, informou Quedima Souza, coordenadora do PAEFI.


Como membro da Comissão de Justiça e por ser conhecedor da necessidade do CREAS  para a assistência social de Ilhéus, o vereador Jamil Ocké assinou favorável ao parecer que concede ao governo a abertura de credito para construção da sede do centro.

 “Os serviços que são fornecidos ao cidadão ilheense via CREAS é de extrema importância para o setor de assistência social. O PEAFI atende as denúncias de menores, adolescentes, idosos, PCD e denúncias do disk 100, é um centro que lida com questões de alta complexidade, então é mais do que necessário que seja construída sua própria sede, como forma de fornecer as famílias e aos indivíduos usuários um acompanhamento e atendimento de qualidade”, disse o ex-secretário de desenvolvimento social e atual vereador Jamil Ocké.

O projeto passa agora por analise da Comissão de Finanças, composta pelos parlamentares James Costa, Aldemir Santos e Gideon Farias (Dero) para que seja encaminhado a Plenária e, se assim entenderem, o governo municipal será autorizado a liberar o credito para construção a sede própria do CREAS  na cidade de Ilhéus.

Caliana Mesquita-Assessora de Comunicação/Gabinete

Nenhum comentário:

Postar um comentário