sexta-feira, 17 de junho de 2016

Jamil Ocké promove segundo encontro com a sociedade civil de Ilhéus para construção do projeto Litoral da Capitania




Engajado com o desenvolvimento da cultura, historia, educação e por consequência um turismo ainda mais enriquecido, a sociedade civil ilheense marcou presença no 2 º Encontro do projeto Litoral da Capitania São Jorge dos Ilhéus, realizado na manhã de ontem (16), na Academia de Letras da cidade.

A reunião teve como objetivo apresentar a ideia do projeto para sociedade de Ilhéus visando agregar, na sua construção, o maior numero de informações e opiniões que fundamentem sua estrutura física e ideológica, antes de leva-lo aos processos legais, intitulando como lei.

Durante o encontro foi apresentado pelo vereador Jamil Ocké um modelo de como se compôs a ideia e de como o projeto irá ser desenvolvido dentro e fora da cidade.

Estamos falando do Litoral da Capitania São Jorge dos Ilhéus então é fundamental que devamos envolver todas as cidades que compuseram a Capitania São Jorge dos Ilhéus, assim como manter um intercambio com cidades internacionais, a exemplo de Évora em Portugal, para podermos agregar o maior numero de informações na composição do nosso projeto. Sendo assim seremos ainda mais a base e referencia histórica, cultural, educacional e turística quanto ao processo de Capitanias Hereditárias no Brasil”, argumentou Jamil Ocké idealizador do encontro que reuniu personalidades em uma manhã enriquecida de informações para a cidade de Ilhéus.

Um dos marcos do encontro foi a aula de história regional fornecida pelo professor Arléo Barbosa, em seu comentário sobre o projeto Litoral da Capitania, ministrando informações por meio de um resgate ao processo histórico da cidade de Ilhéus. O professor parabenizou Jamil pela iniciativa e acentuou importância do projeto para cidade.

Quero parabenizar ao Jamil Ocké pois este é um belo projeto que resgata uma fase de suma importância para a  história de nossa cidade”, completou o professor Arléo Barbosa.

Personalidades como o secretário de Planejamento, Joaquim Bastos, o tutor do Curso de Hotelaria do IFAL, Vilomar Simões, a gestora do Museu da Piedade, Araneide Cruz, o secretário de turismo, Josevaldo Cerqueira, o radialista Manoelito Puentes, Presidente do Sindicato dos Meios de Hospedagem do Litoral Sul da Bahia - SIMHSUL Gilberto Tavares e o guia de turismo Wesley Bonfim fizeram questão de parabenizar a iniciativa de Jamil Ocké e expor suas opiniões, apresentando sugestões que serão acrescentadas na composição do projeto Litoral da Capitania.

“É difícil encontrar bons projetos dentro do legislativo ilheense mas vejo que este realmente tem um peso e um valor importante para nossa cidade. Parabéns ao vereador Jamil Ocké por criar um projeto deste porte e colocar em discussão junto com a sociedade”, disse Socorro Mendonça, presidente do Instituto Nossa Ilhéus.

Marcaram presença também a base de segurança publica da cidade como o Capitão Eduardo Sfalsin (CPM), Maj PM Siqueira (CIPPA), Cap. PM  Jaqueline Pacheco (CIPE- Cacaueira) e a Cap. BM Alice Viliane (CBM), além de representantes do Poder Publico, como o secretário de Desenvolvimento Social, Kacio Brandão. Professores, pedagogos, guias de turismo, e a sociedade envolvida direta e indiretamente no processo histórico e turístico de Ilhéus também fizeram questão de estar presente no encontro.


É importante que todos os cidadãos ilheenses possam participar da construção deste projeto, pois ele será um legado de todos os ilheenses e para toda Ilhéus”, argumentou Jamil Ocké que visa promover no inicio no mês de julho o terceiro encontro do projeto, desta vez com representantes de todas as cidades que fizeram parte do Litoral da Capitania Hereditária São Jorge dos Ilhéus.

Caliana Mesquita- Assessoria de Comunicação/Gabinete

Um comentário:

  1. Prezado Jamil, informo que estive lá não apenas como hoteleiro, mas também como Presidente do Sindicato dos Meios de Hospedagem do Litoral Sul da Bahia - SIMHSUL e representando a Federação Baiana de Hospedagem e Alimentação - FeBHA e CNTUR, apresentando a posição do setor.

    ResponderExcluir