quarta-feira, 8 de março de 2017

Requerimento de Jamil Ocké atualiza simbolo de Ilhéus e concede ao município, apos 136 anos, o título de Cidade

O Brasão de Ilhéus terá seu significado atualizado, graças a percepção histórica do parlamentar Jamil Ocké, É dele o requerimento de nº 046/2017, aprovado ontem (07), na Câmara Municipal, que inclui a quinta torre no brasão de Ilhéus, atualizando o decreto de nº 034,  de 4 de junho de 1954, promovido pelo então prefeito Pedro Catalão. O requerimento concede, a um dos mais importantes municípios baianos, finalmente o titulo de cidade, devidamente representada em sua simbologia.

“Ilhéus é uma cidade turística e cultural, portanto temos como obrigação estar em coerência histórica com as nossas representações. O símbolo de uma cidade é a identificação de sua história, lamentavelmente temos 136 anos de cidade mas ainda possuímos uma identidade simbólica de Vila, precisamos reparar urgentemente este equivoco”,informou Jamil Ocké em seu pronunciamento em plenária, se referindo a heráldica autárquica portuguesa, a qual Ilhéus esta inserida.

A heráldica representa um conjunto de tradições e regras especificas ás quais as freguesias, municípios e regiões administrativas de Portugal devem obedecer, em seus brasões, bandeiras e selos.
Desde 4 de abril de 1930 a Direção Geral da Administração Pública obriga as comissões administrativas das Câmaras Municipais a legalizarem os brasões segundo o parecer compulsório da Secção Heráldica da Associação dos Arqueólogos Portugueses.

Segundo as regras da heráldica portuguesa os brasões, das freguesias urbanas ou povoações simples devem ser  representados por uma coroa mural de três torres, as vilas, de quatro torres, e as cidades, de cinco torres, coroa e torres de prata, com exceção  a capital portuguesa Lisboa, cujas coroa e torres se distinguem de ouro.

“Este requerimento faz parte de uma serie de ações que estou desenvolvendo para este mandato visando fomentar, de forma embasada, a história de Ilhéus, para que , os cidadão ilheenses possam valorizar o potencial turístico, cultural e educacional fortalecendo a nossa cidade nacional e internacionalmente”, completou Jamil Ocké que é presidente da comissão permanente de Turismo na Câmara Municipal de Ilhéus.



Caliana Mesquita- Assessora de Comunicação/Gabinete
DRT0004118/BA

Nenhum comentário:

Postar um comentário