sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Hospital São José comemora o Dia Nacional do Doador de Sangue



Em comemoração ao Dia Nacional do Doador de Sangue, o Hospital São José de Ilhéus promoveu na manhã desta sexta-feira (25) um Café da Manhã com o intuito de parabenizar os doares e chamar a atenção da população para a importância da doação não apenas no dia de hoje como ao longo de todo o ano.

Atualmente apenas 1,8% da população brasileira doa sangue, porém este índice ainda não é suficiente para alimentar o numero de pacientes que necessitam de tratamentos de doenças crônicas (talassemia e doença falciforme), alguns tipos de câncer, transplante, cirurgias eletivas de grande porte, acidentes ou outras situações que necessitam de transfusão.

Aqui em Ilhéus não é diferente. Segundo a Diretora Geral do Hospital São José, Naide Serqueira, o hemonucleo do hospital vem conseguindo colher uma media de 600 bolsas/mês, a meta é alcançar um estoque de 1000 bolsas. “O nosso hemonucleo abastece a todos hospitais de Ilhéus e região, é uma demanda muito grande para o numero de doações que conquistamos mensalmente, precisamos estimular as pessoas a entenderem a importância deste ato”, informou Naide, alertando sobre o despreparo da região para suportar uma demanda em escala maior “ Ilhéus é uma cidade portuária, possuímos aeroporto, enfim, uma cidade turística e com grande fluxo de pessoas, caso haja um acidente por exemplo, não temos condições de fornecer sangue pois não temos estoque”, concluiu.

Para as biomédicas Taine Carvalho e Tailana Teles o maior objetivo deste dia é salvar vidas “Precisamos fazer com que as pessoas entendam que não é apenas hoje que precisamos do apoio da população. Todos os dias pessoas dependem de sangue para viver, e nós se vocês para salva-las”, concluíram.


Este espirito de solidariedade foi o que trouxe a dona de casa, Mila Brasil, de 37 anos, a se deslocar de Canavieiras para fazer a doação no hemonucleo de Ilhéus. “Desde 2001 sou doadora e sei da importância que este ato tem pra mim, que estou ajudando uma pessoa, e ao outro que precisa desta ajuda para viver”, disse Mila que esta entre o numero de mulheres doadoras que cresceu consideravelmente nos últimos anos representando atualmente mais de 50% dos doadores que chegam até o hemonucleo.

Como um dos incentivadores de causas e ações que primem pela qualidade de vida do ser humano, o vereador Jamil Ocké fez questão de comparecer ao Café da Manhã do Hospital São José e homenagear a equipe medica que realizou a ação.  “O Dia Nacional do Doador de Sangue serve para homenagear todas as pessoas que separam um tempo durante sua rotina para ser doador voluntário. Estas pessoas tem o seu sangue coletado para poder ajudar pacientes que precisam de transfusão de sangue”, disse o vereador Jamil Ocké.


“O hemonucleo funciona de segunda a sexta das 7 as 17h30, e aos sábados das 7 as 12h. Para ser um doador é necessário ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar mais que 50kg, possuir boa saúde, e o que é fundamental amar o próximo”, concluiu Naide Sequeira, diretora geral do hospital São José.






Nenhum comentário:

Postar um comentário