quinta-feira, 15 de abril de 2021

Recordando


Hoje é dia de #TBT, então vale lembrar um momento muito importante para mim enquanto era Vereador e Secretário de Desenvolvimento Social em Ilhéus, Bahia.

"No dia 8 de Abril, fiz uma visita a Jorge Benedito Menezes da Silva, popularmente conhecido como Índio. A fim de alcançar o seu resgate psicossocial, Índio inicialmente foi encaminhado para acompanhamento psiquiátrico no Hospital Afrânio Peixoto, localizado no município de Vitória da Conquista, Bahia. Vale ressaltar que ele manifestou vontade de sair das condições de vulnerabilidade em que se encontrava. 

Após alta médica, Índio foi encaminhado para uma das vagas sociais da Unidade Cotefave, quando foi iniciado o processo de curatela para que, em posse de documentos legais, possamos lhe oferecer uma vida com maior dignidade."

Jamil Ocké 






segunda-feira, 26 de março de 2018

JUSTIÇA CONCLUI INVESTIGAÇÃO E INOCENTA JAMIL OCKÉ E EX-SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO.

             Resultado de imagem para jamil ocke



Em 06 de Fevereiro de 2018, foi publicada Sentença da 3ª Vara dos Juizados Criminais de Ilhéus que conclui a investigação e inocentava o ex-Secretário de Assistência Social, Jamil Chagouri Ocké, e a ex-Secretária de Educação, Marlúcia Mendes da Rocha, das acusações de terem ambos praticado o crime ao não apresentarem as informações solicitadas pelo MP.
O próprio Ministério Público do Estado da Bahia em manifestação afirmou que: “Compulsando os autos, não constata-se qualquer fato material que se amolde perfeitamente aos elementos descritos na norma penal incriminadora, sobretudo, por inexistir prova cabal que os acusados tomaram ciência inequívoca da acenada requisição, já que não foram notificados pessoalmente, ao contrário, prepostos da respectiva Secretaria testificaram o recebimento dos Ofícios, razão pela qual mostra-se inviável a continuidade do feito”.
Assim, a Juíza, Drª Théa Cristina Muniz Cunha dos Santos, concordou com o MP-BA e arquivou o procedimento n. 0007784-73.2015.8.05.0103, juntamente com a absolvição dos investigados: “Razão assiste ao Órgão Ministerial, na medida em que não se verifica qualquer fato material que se amolde perfeitamente aos elementos descritos na norma penal incriminadora, sobretudo, por inexistir prova inequívoca que os acusados tomaram ciência inequívoca da acenada requisição (…) Da análise dos autos, entendo assistir razão ao Órgão Ministerial, razão pela qual acolho integralmente o parecer de evento 29, para determinar o arquivamento deste Termo Circunstanciado.”
Ambos os ex-secretários foram procurados, mas não quiseram comentar sobre o caso.

fonte: Jornal do Radialista

terça-feira, 23 de janeiro de 2018

Cidadãos ilheenses elegeram Jamil Ocké o segundo parlamentar mais atuante de Ilhéus em 2017

Uma pesquisa de opinião pública, realizada nos estados Sergipe e Bahia, entre os dias 11 e 18 de setembro de 2017, pelo renomado Instituto Tiradentes, concedeu as maiores personalidades públicas dos estados o Prêmio “Medalha Alferes Tiradentes”, reconhecido pelos munícipes, que elegeram, via consultas telefônicas, os homenageados do ano.

O vice prefeito da capital baiana , Dr. Bruno Soares, o Secretário Municipal de Saúde de Salvador, Dr. José Antônio Albes e o Procurador do Estado da Bahia, Dr. Miguel Calmon Dantas, foram algumas das autoridades que tiveram o reconhecimento popular, registrado pelo Instituto Tiradentes.

Em Ilhéus, os projetos, as indicações, requerimentos, moções, reuniões, debates com os cidadãos ilheenses aliados ou não, eleitores ou não; as portas escancaradas do gabinete parlamentar, que atendia diariamente a população, das 8 às 18 horas, de segunda a sexta feira, concederam ao vereador Jamil Ocké o honrado título de segundo parlamentar mais atuante da cidade no ano de 2017.


 O trabalho desempenhado pelo vereador, Jamil Ocké, que fez história dentro do legislativo municipal, marcou a consciência cívica dos ilheenses que reconheceram o verdadeiro significado de gestão pública movida nos princípios da ética, moralidade, civilidade, eficiência e legalidade, devidamente executado pelo vereador que, durante sua passagem pela Câmara Municipal de Ilhéus,  honrou os 2330 votos em urna, devolvendo em trabalho e excelência as funções que os mais de 180 mil cidadãos da cidade delegou, ao elege-lo como seu representante.

Instituída pelo Instituto Tiradentes a “Medalha Alferes Tiradentes – Colar de Prata” é conferida apenas aos políticos que obtiveram aprovação na mencionada enquete e que possuam ilibada idoneidade moral e relevantes serviços prestados em prol da comunidade.

O prêmio foi entregue na sessão solene, realizada no final do 119º Seminário Brasileiro de Prefeitos, Vice Prefeitos, Vereadores, Procuradores Jurídicos, Controladores Internos, Secretários e Assessores Municipais, nos dias 26 e 27 de outubro, no Auditório do Sol Victoria Marina, na capital baiana.

Sinto orgulho, gratidão mas acima de tudo sensação de dever cumprido. Ser um bom parlamentar é obrigação de todos que se comprometem a representar o povo, mas ter o reconhecimento da população, em uma premiação tão respeitada quanto a Medalha Alferes Tiradentes, foi mais um presente que esta cidade me deu.
O ano de 2017 foi marcado por provações em minha vida, que colocaram em dúvida, dentre tantas coisas, a minha confiança na justiça. Mas, ao cidadão ilheense eu atribuo a minha força para continuar acreditando em Deus e na minha história. Obrigada pelo reconhecimento. Ser o segundo mais atuante vereador de Ilhéus, mesmo não tendo condições de estar perto de vocês me encoraja a continuar”, disse emocionado Jamil Ocké.



Por Caliana Mesquita/Jornalista

terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Por unanimidade Desembargadores da Bahia reconhecem trajetória de Jamil Ocké e determina seu retorno as atividades


Em uma decisão unanime dotada pelos excelentíssimos Desembargadores que compõem a Primeira Câmara Criminal da Segunda Turma do Tribunal de Justiça da Bahia, o professor Jamil Chagouri Ocké, ganhou o direito de retornar as atividades educacionais no Instituto de Ensino Eusínio Lavigne de Ilhéus, podendo exercer sua profissão de professor a qual quer hora do dia.

Jamil Ocké, estava afastado das atividades educacionais desde março de 2016, quando foi alvo das investigações do Ministério Público Estadual, que deflagrou a Operação Citrus, a qual o manteve em cárcere privado por mais de cinco meses, impedindo-o de lecionar em sala de aula.

Porém, os seus 35 anos de excelência na educação, conduzindo a formação acadêmica de milhares de cidadãos ilheenses, foram fatores determinantes para a decisão do relator do pedido, Desembargador Abelardo Paulo da Matta Neto, que autorizou o retorno do professor Jamil Ocké a sala de aula, decisão está acatada por unanimidade pelos demais magistrados.

O retorno as atividades educacionais do professor, trouxe na memória dos ex-alunos, recordações que decifram o perfil deste profissional, que construiu a sua carreira de mestre pautada na ética, generosidade e profissionalismo. Segundo Walas Amorim, Jamil sempre foi um exemplo de educador.

O prof Jamil, era um professor exemplar, com sua honestidade como professor... Fazia seu trabalho com dedicação, e mesmo assim quando ele passava às atividades, que os alunos não entendiam às tarefas em sala de aula, ele explicava tudo com tranquilidade p/ que os alunos aprendessem”, relatou Walas, que foi aluno do professor Jamil por 1 ano no IME.
Professor Jamil Ocké recebendo uma homenagem: "Professor Revelação"
 do Programa Quinto de Souza da Rádio Cultura de Ilhéus, no Teatro Municipal.

Os elogios e agradecimentos ao professor Jamil Ocké, passam gerações. A advogada e professora universitária, Dra. Stella Carillo, lembra com orgulho e alegria do seu professor ” Ele sempre foi um professor calmo, extremamente respeitoso com os alunos e com excelente didática”, lembra a advogada que cursou a 8ª serie, no Colégio Afonso de Carvalho.

O ex vereador Roque do Sesp, também tem boas recordações da trajetória educacional do professor Jamil Ocké “Estava cursando o primeiro ano do segundo grau, e ele como professor sempre inovador  e disposto a ajudar os alunos”, comentou Roque sobre seu professor,” Minha lembranças é que ele chegava sempre disposto e todos mesmo cansados conseguiam assistir a aula seja primeiro horário no último”, concluiu Roque, que estudou no IME no período em que foi aluno de Jamil.

Para o ex aluno, Daniel Carvalho, a lembrança do professor trouxe alegria e saudade.
Padrinho da turma de formandos do curso de  Magistério do Instituto Nossa Senhora da Piedade.

“Por volta de 1990, Estudei do I.M.E , fui aluno de Jamil Chagouri Ocké. Ele lecionava a matéria de química, e eu percebia a dificuldades que os demais tinham com relação à tabela periódica. Mas, o Professor Jamil sempre dinâmico procurava inserir brincadeiras ao ensino e assim deixar a matéria mais leve e de fácil absorção aos alunos da Educação pública. e com ele aprendi o q é o Metano, Butano, Propano e etc.... Desde então ele já se mostrava um professor amigo, um dos mais queridos do colégio”, disse Daniel, que hoje é líder jovem da Igreja Adventista do 7º dia, Igreja central. “Sabe Professor... Sinto saudades da época que o tinha como professor, e se eu pudesse voltaria no tempo para reviver neste período de aprendizagem e amizade com um professor diferenciado!”, concluiu emocionado o ex aluno e atual amigo, Daniel.

Em depoimento exclusivo, o professor Jamil Ocké, em seu primeiro pronunciamento oficial, falou sobre a decisão do TJBA.
Jamil Ocké em sala de aula

Estou feliz por ter a minha profissão de volta, feliz por poder retornar a sala de aula, feliz pelos meus alunos, feliz  por poder voltar a trabalhar com o que desde dos 18 anos sempre gostei que é ser educador e que os anos, por mais que tenham passado, quando reencontro alguns de meus ex-alunos, sinto que nessa profissão, busquei o melhor, como educador. A decisão do TJBA, apenas provou a importância das instancias para se garantir a plena justiça”, completou Jamil Ocké, que aguarda o inicio do ano letivo para iniciar suas atividades frente a Rede Municipal de Ensino, dando continuidade à sua mais admirada vocação, a de ser educador.


Jamil Ocké já lecionou no Ginásio Dom Eduardo, hoje colégio Impacto, Instituto Nossa Senhora da Piedade, Escola Afonso de Carvalho, cursinho pré-vestibular do Colégio Nossa Senhora da Vitória, foi o  primeiro professor de Química do Colégio São Jorge dos Ilhéus, atuou também no Instituto Municipal de Educação, e foi voluntário no CIERG, hoje Colégio Militar. 

por Caliana Mesquita/Jornalista

quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Um ponto em um sonho e a dor da despedida no ultimo dia do Gabinete Jamil Ocké


Hoje, dia 10 de agosto de 2017, o gabinete que fez história dentro do parlamento ilheense, se despede com lagrimas nos olhos.

Aberto diariamente, das 8 as 18h, de segunda a sexta feira, atendendo os anseios, os clamores, as propostas ou simplesmente orientando civicamente todo cidadão que procurou, dentro da Casa das Leis, durante 1 ano e cinco meses, um norte para entender o verdadeiro significado de  gestão publica, o gabinete do vereador Jamil Ocké  hoje fecha as portas junto com  2330 eleitores  e 180 mil cidadãos ilheenses que terão uma lacuna na sua referencia cívica cravada na sua historia.

O Gabinete Jamil Ocké foi exemplo de ética, impessoalidade, moralidade, eficiência e legalidade, fez jus a todas as funções que honram o mandato de um parlamentar. Dentro de um espaço pequeno, se fez gigante em suas proposições. Jamil elaborou projetos grandiosos que valorizaram a nossa cidade, a nossa cultura, a nossa história.


O Projeto  Litoral da Capitania esta de luto, pois não há mais quem o elabore com tamanha destreza e diplomacia. Foram reuniões, conversas, ideias construídas de forma plural, a fim de fazer do cidadão ilheense coautor deste que representaria um marco para a história da nossa cidade.

O Projeto Eca na Escola, fundamental para o crescimento educacional e cívico dos nossos jovens, será engavetado pois não há mais quem tenha ao seu lado a autora da lei federal que conheça a base desta criação.

Projeto Bairro Pulmão de Ilhéus, uma ideia ecologicamente correta, que antes de ser construída ouviu a população, entendeu as vontades e necessidades ambientais de cada morador.

Tantos outros projetos que hoje são arquivados na memoria de todos os ilheenses,  que mesmo tendo rinchas politicas, chegaram a sentar em nossas cadeiras e conversar sobre Ilhéus.

E quem disse que  todos os momentos foram flores? Nos últimos quatro meses este gabinete presenciou  momentos de tensão, revolta, injustiça, mas encontrou no povo a força para continuar aberto, diariamente. A vocês cidadãos ilheenses, que mesmo diante aos momentos mais tensos e difíceis de nossa trajetória, estiveram juntos, acreditando, fazendo sempre ser lembrado que Deus existe, que Deus esta sempre perto de nós e que Deus é maior do que qualquer PODER. Agradeço.

A história foi interrompida, mas não esquecida. Fecho o gabinete mas deixo com você cidadão ilheense a minha essência e a vontade de fazer de Ilhéus uma cidade melhor.


Caliana Mesquita Chefe de Gabinete do vereador Jamil Ocké

sexta-feira, 5 de maio de 2017

Habeas Corpus de Jamil não foi Julgado pois esta PREJUDICADO segundo decisão do TJ/BA


A Operação Citrus, deflagrada pelo Ministério Público, em 21 de março,  vem ganhando especulações da mídia ilheense, diante ao peso politico que ela trouxe a região, tendo como um dos investigados da operação, o vereador Jamil Ocké, classificado com uma das figuras mais representativas do cenário politico municipal.

Esta semana a Segunda Turma da Primeira Câmara Criminal do TJ/BA  divulgou a  inviabilidade de julgamento do Habeas Corpus,  impetrado pela defesa de Jamil Ocké no dia 24 de março.

“ O HC de Jamil não foi negado, ele simplesmente não foi julgado pois assumiu o status de PREJUDICADO. Ou seja,  houve a conversão da prisão em preventiva  no dia 30/03, antes do julgamento do referido HC.  Como o pedido  versava sobre a prisão temporária e no atual momento a prisão de Jamil é preventiva, a Turma de Desembargadores ficou impossibilitada de sequer analisar o pedido de Jamil, seja para soltá-lo ou não, pois houve mudança da natureza da prisão”, afirma a defesa de Jamil Ocké.

Seguindo os tramites judiciais o parlamentar está no prazo de apresentar sua defesa previa. Será a primeira vez que Jamil se manifestará no processo.


Entenda o que é um Habeas Corpus PREJUDICADO:

Existem apenas três resultados possíveis em um HC:

a) Procedente - quando o TJ concede a liberdade ;

b) Improcedente - quando ele não concede a liberdade ;

c) e PREJUDICADO - quando ocorre um fato que impossibilita o tribunal de apreciar o recurso.
                     
Dessa forma, devido a impossibilidade de analisar, o HC é considerado PREJUDICADO.



Caliana Mesquita- Jornalista/Gabinete
DRT0004118/BA

quarta-feira, 3 de maio de 2017

Vereador Jamil Ocké já possui gestão informatizada no Portal da Câmara de Ilhéus.




A pagina online do Poder Legislativo ilheense esta ganhando cara e links novos, que permitem aos cidadãos acessarem, diariamente, as proposições elaborada pelos parlamentares,  além de noticias que mantem a Casa das Leis mais próxima das necessidades da cidade e do povo.

“A Câmara de Ilhéus nunca contou com um Portal com domínio publico. O cidadão que acessar a nossa pagina vai poder  ter link direto com o Portal da Transparência, Diário Oficial, uma serie de benefícios para levar informação radida e de qualidade aos cidadãos”, informou o Diretor de Comunicação da Câmara, Jamesson Araujo.

No Portal da Câmara Municipal de Ilhéus o cidadão já pode encontrar a atuação de alguns parlamentares, como a do vereador Jamil Ocké que informatizou todas suas ações de 2017 como moções, requerimentos, indicações, projetos de resolução e projeto de lei.

É de Jamil o projeto de nº009/2017 o Eca na Escola, que visa levar para sala de aula, do ensino fundamental, a disciplina do Estatuto da Criança e do Adolescente, permitindo aos jovens ilheenses acesso aos seus direitos e deveres, este projeto esta tramitando na Câmara de Ilhéus.

Acompanhe o desenvolvimento legislativo da sua cidade e seja você o fiscal do nosso município http://www.camaradeilheus.ba.gov.br/v2/ 

Caliana Mesquita- Jornalista/Gabinete

DRT0001448/BA

sexta-feira, 31 de março de 2017

Entenda quem é Jamil Ocké e porque ele esta sendo alvo de perseguição

Formado em Direito pela Uesc desde 1985, o vereador Jamil Ocké coleciona ao longo de sua história de vida um arsenal de boa conduta como profissional e principalmente como cidadão.

Construiu sua vida no comercio da cidade, sendo respeitado por toda categoria lojista do centro de Ilhéus, há mais de 32 anos. Caxias e burocrático com as contas e com o tratamento aos seus funcionários e clientes, Jamil Ocké foi eleito pela classe dos comerciantes como Presidente da CDL, onde executou trabalhos, campanhas e valorizou o comercio da cidade. Um reconhecimento notório por todos, o qual foi conquistado por competência e profissionalismo. 

Assumiu em outro momento de sua vida o cargo de Diretor do SAC, experiência que o permitiu notoriedade publica. Sua forma de conduzir os trabalhos dentro do SAC, o entendimento pela necessidade do cidadão direcionou  Jamil Ocké para a vida politica.

Professor de química da rede municipal de ensino, há mais de 30 anos, Jamil disputou as eleições para vereador da cidade em 2012, sendo eleito com 1170 votos em sua primeira campanha. Mas não assumiu a vereança pois foi convidado pelo prefeito Jabes Ribeiro a assumir em 2013 a Secretaria de Desenvolvimento Social, pois o município necessitava de um gestor como ele na pasta.

O convite foi aceito e uma das primeiras medidas de Jamil Ocké a frente da secretária de Desenvolvimento Social, foi abrir auditoria para reavaliar o cadastro de mais de 6 mil beneficiados no programa Bolsa Familia, que foram cadastrados no governo de Nilton Lima e Mario Alexandre.  A auditoria permitiu o cancelamento dos cadastros irregulares que beneficiavam funcionários do governo de Nilton Lima e, por atuação de Jamil Ocké  foram destinados a população que, de fato, necessitava do beneficio. Fato que concedeu destaque a Jamil, na mídia nacional, em matéria divulgada pelos jornais da Rede Globo de Televisão, Bom Dia Brasil e Nacional  apontando sua gestão como um bom exemplo de fiscalização. Jamil foi parabenizado pela ação.

Jamil fortaleceu os Centro de Referencia e o de Assistência Social ( CREAS e CRAS) fornecendo autonomia aos assistentes sócias, que possuem maior contato com as necessidades dos cidadão  assistidos pela secretaria, para conduzir os cadastros dos programas da SDS.

Formou milhares de mulheres, jovens, idosos  nos programas de profissionalização do município; intensificou a parceria com todo sistema S: SEBRAE, SESI, SESC, SENAI, SENAC além do Pronatec, gerando capacitação profissional a milhares de cidadãos ilheenses.


As constantes vistorias nas creches e abrigos e casas lares da cidade, promovidas pela Juiza da Vara da Infância e Juventude do Município Dra. Sandra Magalli, em parceria com o Ministério Publico, ao longo dos três anos de três meses, foram alvos de elogios diante ao bom estado físico das instituições, com alimentação regular, e acompanhamento profissional admirável.

Jamil Ocké foi o secretario de Ilhéus responsável pela implantação da Casas Lares, que visa retirar meninos e meninas em situação de risco, da vulnerabilidade social. Os jovens recebem 5 refeições diárias, acompanhamento psicológico, pedagógico, medico, recreação. Este é um dos grandes trabalhos de Jamil que sempre foi parabenizado pelo MP de Ilhéus.

Por todos os motivos apresentados acima, Jamil Ocké foi apontado em 2015 como um dos melhores secretários de desenvolvimento Social do Brasil pela CPB e em 2016 pelo Instituto Tiradentes com o premio Alferes Tiradentes, instituições de extrema credibilidade no cenário nacional.

Em abril de2016, Jamil Ocké, deixa a secretaria para tentar a reeleição de vereador, assumindo sua cadeira na Câmara Municipal de Ilhéus. Sua atuação foi destacada em diversos veículos de comunicação da cidade, pois embora fosse ano eleitoral e seu histórico de secretário permitisse um conforto de trabalho, o vereador Jamil Ocké manteve ( e mantem) seu gabinete aberto de 8h as 18h de segunda a sexta feira, para atender a população no que compete sua função de vereador.

O carinho dos cidadãos pela história profissional de Jamil Ocké e a comprovação de um trabalho executado com excelência, levou o parlamentar a uma vitória nas urnas de forma honrosa, 2330 votos, o garantiu na vereança, sendo o legislador mais bem votado da cidade. Sendo profanado, mesmo antes dos resultados eleitorais, que o próximo prefeito da cidade seria ele. A população ilheense pedia isso, pesquisas comprovavam esta preferencia popular.


Atualmente Jamil Ocké é presidente das comissões de Educação e Cultura e a de Turismo, e “declaradamente” a ÚNICA OPOSIÇÃO ao governo de Mario Alexandre. Com seu afastamento da Câmara não há legislador que se oponha aos feitos do exmº prefeito Mario Alexandre.