sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Jamil Ocké participa da Inauguração da quadra poliesportiva coberta de Sambaituba


O vereador Jamil Ocké esteve presente na inauguração da Quadra Coberta da Comunidade de Sambaituba, que ocorreu na ultima quarta feira. “ É muito importante ver esta obra concluída, pois a valorização do esporte para crianças e adolescentes representa um canal de transformação social por abrir leques de oportunidades para a juventude da comunidade”, disse Jamil Ocké.

A obra é resultado de parceria entre a Prefeitura e o do Governo Federal, através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O vice prefeito de Ilhéus, Carlos Machado (Cacá) ressalta que o equipamento representa uma antiga reivindicação da comunidade de Sambaituba. A obra contou com recursos de cerca de 500 mil reais.


Além de cobertura e arquibancadas, o espaço poliesportivo também inclui vestiários feminino e masculino, depósito, banheiros feminino e masculino, inclusive para portadores de necessidades especiais, e diversos outros itens que reforçam a acessibilidade, como barras de apoio, rampas de acesso e inúmeras sinalizações táteis e visuais.

Caliana Mesquita- Assessora de Comunicação/Gabinete


segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Mais de 2000 famílias passaram o Natal na casa própria

A manhã desta quita (22) foi marcada com a entrega das chaves das unidades habitacionais Mar e Sol I e II, do programa Minha Casa Minha Vida do governo federal. Ao todo foram 2120 famílias beneficiadas com o programa que tem como principal objetivo oferecer dignidade aos cidadãos por meio da aquisição da casa própria.

“Este é o melhor ano da minha vida. Ter a oportunidade de passar o Natal dentro da minha casa própria, parece um sonho”, disse Roberta Almeida uma das beneficiadas com o programa.

O Programa Minha Casa Minha Vida  é uma iniciativa do Governo Federal que oferece condições atrativas para o financiamento de moradias nas áreas urbanas para famílias de baixa renda. Em parceria com estados, municípios, empresas e entidades sem fins lucrativos, o programa vem mudando a vida de milhares de famílias brasileiras.

Este momento é a concretização de um trabalho executado com sensibilidade, humanidade e profissionalismo de todos que compõem a Secretária de Desenvolvimento Social junto a seriedade da Caixa Econômica Federal e o Ministério das Cidades”, disse o vereador Jamil Ocké que geriu a Secretaria de Desenvolvimento Social de Ilhéus por 3 anos e 3 meses “Sem duvida este é o programa mais importante do governo federal, pois é através dele que o Estado pode oferecer a dignidade a família brasileira”, completou emocionado o vereador Jamil Ocké. 

Para o superintendente regional da Caixa Econômica, Marcus Vinicius,  este é o resultado de uma parceria bem sucedida entre a Prefeitura a Caixa e Ministério das Cidades “ este programa é importante não apenas para beneficiar as famílias de baixa renda mas também a cidade que recebe o programa que passa a crescer com edificações de qualidade, retirando famílias de áreas de risco e em condições precárias de habitação, destinando-as para um ambiente que favorece a qualidade de vida do individuo e da cidade”, informou o Marcus Vinicius.


O condomínio Mar e Sol I e II  está localizado entre o bairro Nossa Senhora da Vitória e Couto. Cada unidade habitacional segue o modelo determinado pelo governo federal de 50 metros quadrados, dois quartos, banheiro, cozinha, sala e área de serviço. A área comum abriga ainda salão de festa, quadras poliesportivas cercadas, academias ao ar livre e parques infantis.


Segundo o superintendente Marcus Vinícius, já em fevereiro de 2017, serão entregues as 565 unidades que integram o Residencial Vilela, localizado no bairro Teotônio Vilela, na zona oeste. Ainda no primeiro semestre do próximo ano, devem ser concluídas as obras do Residencial Cachoeira, com 600 apartamentos em construção no bairro Banco da Vitória.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

BENEFICIÁRIOS DO PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA DE ILHÉUS RECEBEM CHAVES NESSA QUINTA

A Prefeitura de Ilhéus e a Caixa Econômica Federal vão entregar nessa quinta-feira (22) as chaves dos apartamentos dos condomínios Sol e Mar I e II, construídos na zona sul por meio do programa Minha Casa Minha Vida, do governo federal.

Para receber as chaves, os beneficiários devem aos condomínios Sol e Mar I e II, das 8 às 14 horas. Será necessário apresentar documento com foto e o termo obtido na assinatura do contrato. Conforme o governo Jabes Ribeiro, os apartamentos poderão ser ocupados de modo definitivo a partir dessa sexta-feira (23).

segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

ILHÉUS PAGA 50% DO 13º SALÁRIO DO FUNCIONALISMO

O prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, autorizou, quinta-feira, dia 15, o pagamento de 50% do décimo terceiro salário de todos os servidores vinculados ao município. As secretarias de Administração (Sead) e Fazenda (Sefaz) tomaram providências imediatas para dividir a folha de pagamento relativa ao 13º salário para o encaminhamento à Caixa Econômica Federal, instituição que processo o pagamento do funcionalismo municipal.

Diante das dificuldades econômicas enfrentadas pelos municípios brasileiro, que sofrem perdas permanentes de arrecadação, aliadas à providências para o encerramento do mandato, o prefeito disse que resolveu adiantar metade do 13º, mantendo o compromisso da administrar de priorizar o pagamento dos servidores públicos.

De acordo com Jabes Ribeiro, o montante reservado para efetuar esse pagamento vem sendo reunido ao longo das últimas semanas, mesmo após a justiça ter sequestrado mais de um milhão de reais para pagamento de precatórios trabalhistas (decisões judiciais já finalizadas) somente neste mês.  “Quitamos hoje metade do décimo e continuamos poupando e nos esforçando para poder, ainda no prazo, no dia 20, pagar o restante. Infelizmente, diante da conjuntura econômica e política nacional, que nos afeta brutalmente, não depende somente da administração municipal, mas assim que houver verba suficiente, sem dúvidas faremos o pagamento”, afirmou o gestor.

O prefeito ressaltou que, além da obrigação de quitar o décimo terceiro salário, há a necessidade de manter a máquina pública funcionando até o último dia de governo. “Isso exige uma determinação sem precedentes do governo em manter suas finanças em ordem, definindo as prioridades a serem cumpridas, pois temos inúmeros serviços públicos que precisam funcionar a contento para a população”.


Recursos – A administração municipal aguarda decisão sobre ação judicial impetrada pelo município, há 20 dias, que pleiteia fatia maior de recursos oriundos das multas de repatriação de ativos. A parcela que caberia a Ilhéus pode reforçar os cofres municipais no intuito de garantir o pagamento da outra parte do décimo terceiro salário, assim como da manutenção dos serviços, afirmou o prefeito Jabes Ribeiro.

Por Secom/ Ilhéus

quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Jamil Ocké é diplomado vereador ilheense pelo segundo mandato

A manhã desta quarta feira (14) foi marcada com a Cerimônia de Diplomação dos 19 vereadores eleitos  além dos primeiro e segundo suplentes no pleito deste ano, assim como o prefeito e vice prefeito da cidade de Ilhéus. A cerimonia foi presidida pelo Juiz Eleitoral , Dr. Guilherme Vieto Barros Júnior, no Salão do Júri do Forúm Epaminondas Berbert de Castro e contou com a participação da sociedade, imprensa e assessores que irão formatar a gestão dos eleitos nos próximos quatro anos.

O vereador Jamil Ocké  (PP) que recebeu a maior votação do legislativo, conquistando 2330 votos nas urnas, falou da importância deste  momento para cidade de Ilhéus e sobre a responsabilidade desempenhada pelos gestores da cidade . "Hoje Ilhéus oficializou seus representantes com um diploma que nos responsabiliza pelo futuro desta terra. O direcionamento das leis, das ações que o município passe a tomar contarão com o conhecimento e sabedoria de cada um de nós. Agradeço a cada um dos cidadãos ilheenses por este diploma, ele é um símbolo do meu compromisso com Ilhéus”, disse Jamil Ocké.

Além de Jamil Ocké os vereadores : Gil Gomes (PV), Paulo Meio Quilo (PV), Fabricio Nascimento (PSB), Ery Bar ( PSD), Nerival ( PC do B), Nino Valverde (PSB), Jerbson Moraes (PSD), Pastor Matos (PSD), Tadeu Muniz ( PDT), Makrise (PT), Cesar Porto (PDT), Lukas Paiva (PSB), Abraão (PDT), Paulo Carqueja ( PSD), Ivo Evangelista ( PRB), Tarcísio Paixão (PP), Dr. Aldemir ( PP), Juarez Almeida (PMDB), compõem a Câmara Municipal de Ilhéus que irá conduzir o legislativo da cidade até 2020 atuando como fiscais do governo que tem como prefeito Dr. Mario Alexandre (PSD)  e o vice prefeito José Nazal.


Caliana Mesquita - Assessora de Comunicação/Gabinete

sábado, 10 de dezembro de 2016

Ilhéus ganha destaque em Itapetinga com premiação de Jamil Ocké

A noite desta sexta feira (09) foi marcada por uma cerimonia de homenagem aos Prefeitos eleitos e vereadores mais bem votados das cidades do sul e sudoeste da Bahia, em um evento promovido pela agencia de publicidade e pesquisa de Itapetinga, Azê Marketing Pesquisa e Eventos, que reuniu os gestores de 26 cidades da região.

Ilhéus foi ovacionada com a representação da sua mais atuante figura politica. O vereador Jamil Ocké (PP), recebeu das mãos do empresário da Azê, Genesio Queiroz, a Medalha de Ouro por ter conquistado nas urnas os 2330 votos, se consagrando do como o vereador mais votado da história de Ilhéus e de todo território sul da Bahia.

“ Gestão publica não acontece a penas em discurso de eleição. Para gerir uma cidade como Ilhéus é fundamental que haja a interação politica com todos os municípios que circulam nosso território. Somo um polo de translado. Somos uma cidade portuária, aeroviária, turística. Sabemos que todas estas pequenas, medias e grandes cidades necessitaram de Ilhéus para fluírem  seu desenvolvimento econômico. Portanto me sinto honrado de levar esta medalha para minha cidade, e como legislador mantenho as portas, do meu gabinete na Câmara Municipal, abertas para criarmos juntos projetos e ações que dinamizem o desenvolvimento da região, tendo como zona de difusão a cidade de Ilhéus”, disse Jamil Ocké que contou com os aplausos e reconhecimento dos prefeitos e vereadores presentes, em destaque ao gestor da cidade de Itabuna , Fernando Gomes (DEM) que aproveitou a ocasião para cumprimentar  Jamil Ocké pela vitória e colocar Itabuna a disposição no que for fundamental para o beneficio do cidadão ilheense.

O prefeito de Itapetinga, Rodrigo Hagge (PMDB) também fez questão de agradecer o vereador  Jamil Ocké pela presença. “ Itapetinga sente-se honrada com sua presença e contamos com o nobre vereador para desenvolvermos laços com a cidade de Ilhéus”, concluiu Hagge.

Além de Ilhéus a cerimonia contou com os Prefeitos e Vereadores dos municípios de Itaju do Colonia, Barra do Choça, Nova Canaã, Poções, Ibicaraí, Caatiba, Maiquinique, Itapé, Ribeirão do Largo, Barro Preto, Firmino Alves, Santa Cruz da Vitória, Itororó, Iguaí, Ibicuí, Vitória da Conquista, Planalto, Macarani, Potiraguá, Itabuna, Itambé, Floresta Azul, Itarantim e Encruzilhada.







Caliana Mesquita-Assessora de Comunicação/Gabinete

sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Caps AD de Ilhéus começa atender nesta sexta-feira

A partir desta sexta-feira, dia 9, o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD), começa a receber demanda espontânea de ilheenses que desejam iniciar tratamento para deixar a dependência. O centro, que foi inaugurado nesta quinta-feira, 8, com a presença do vice-prefeito Carlos Machado (Cacá), do secretário municipal de Saúde, Antonio Ocké, do vereador Jamil Ocké e da equipe técnica, está localizado à Rua 14 de Agosto, ao lado do ginásio de esportes Herval Soledade, região central.
O atendimento àqueles que procurarem o local por possuir dependência causada por substâncias psicoativas se dará de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13h30min às 17h30min. Pessoas de todas as idades e sexo podem ter acesso ao tratamento. De acordo com o secretário Ocké, o centro atende a todos os requisitos do Ministério da Saúde, incluindo equipe multiprofissional e espaço adequado.
A coordenadora do Caps AD, Joyce Lago, informou que o centro se soma às outras duas unidades do Caps no município, elevando a capacidade de atendimento a pessoas que apresentam necessidade de tratamento de saúde mental. A equipe é formada por uma agente administrativo, duas psicólogas, uma assistente social, duas enfermeiras, um psiquiatra, um clínico geral e duas técnicas de enfermagem.
Para o vice-prefeito Cacá, que representou o prefeito Jabes Ribeiro na inauguração, a abertura do Caps AD é uma demonstração de que o governo vai manter o compromisso de seguir trabalhando até o dia 31 de dezembro. “Infelizmente, devido à falta de pessoal e à impossibilidade de contratação pelo município, não pudemos reabrir esse espaço antes, mas, agora, com o concurso, e com a determinação dos profissionais e do secretário Ocké, entregamos mais esse serviço à nossa população”.
Demanda - De acordo com a coordenadora, a maior demanda hoje, no País, é por tratamento de dependentes de álcool e crack, por serem drogas de mais fácil acesso e que atingem, cada vez mais, pessoas de diferentes classes sociais. Por isso, além da demanda espontânea, o atendimento ocorre também a partir do encaminhamento das unidades básicas de saúde e da Defensoria Pública.

por Secom de Ilhéus



quarta-feira, 30 de novembro de 2016

SDS realiza apresentação final de grupos de teatro



Na tarde da última terça-feira (29), no Teatro Municipal de Ilhéus, crianças e adolescentes que participam do projeto Teatro Jovem, apresentaram esquetes, encenações, música e dança. O projeto, que é desenvolvido ao longo do ano nos bairros e distritos da cidade, é realizado no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). As apresentações contaram, em sua maioria, estórias sobre os bairros e distritos de Ilhéus, de forma clara e lúdica para os espectadores.

O projeto foi iniciado em 2013, através de uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) e a Comunidade Tia Marita. O objetivo principal é oportunizar aos jovens que estão em vulnerabilidade social o resgate da autoestima. Através do teatro, eles podem vencer a timidez, encontrar uma profissão e buscar novos caminhos para transformar a realidade em que vivem. O evento foi prestigiado pelos familiares e amigos dos jovens, funcionários da SDS e do vereador Jamil Ocké. Para o secretário da pasta, Kácio Brandão, “ao ver crianças e adolescentes vencendo barreiras, podemos ver a importância do trabalho realizado pela nossa secretaria”.

Em suas atividades o Cras promove a criação de grupos de convivência para idosos, crianças e gestantes no bairro em que está instalado, atendendo também indivíduos e famílias de bairros do seu espaço de abrangência. Em Ilhéus, as unidades do Cras podem ser encontradas nos bairros Nossa Senhora da Vitória, Barra, Olivença, Teotônio Vilela e Banco da Vitória e sua extensão no Salobrinho.

Já o Creas Medidas Socioeducativas, (MSE) oferta atendimento psicossocial para os adolescentes, além de várias oficinas, como teatro, xadrez, espiritualidade, sexualidade, meio ambiente, entre outras. Os adolescentes que cumprem medidas socioeducativas chegam ao Creas MSE através de encaminhamento da Vara da Infância.


O serviço segue as regras estabelecidas pelo Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), Lei nº 12594/12, e trabalha com equipe multidisciplinar, cujo objetivo é a implementação de políticas públicas especificamente destinadas aos adolescentes e suas famílias. São ofertados no Creas MSE oficinas de espiritualidade, futebol, reforço escolar, sexualidade, artes, cidadania, identidade e aulas do programa Todos Pelas Alfabetização (TOPA) para os adolescentes que cumprem Liberdade Assistida (LA) e Prestação de Serviço Comunitário (PSC). O programa oferece cursos que visam gerar renda e lucratividade para estes adolescentes. 

Luciane Nascimento/ Assessoria Comunicação SDS

segunda-feira, 28 de novembro de 2016

JAMIL OCKÉ PARTICIPA DO ENCONTRO DE LIDERANÇAS ESTADUAIS DO PP


O vereador Jamil Ocké participou na manhã desta segunda feira (28), em Salvador, do encontro estadual de lideranças do Partido Progressista, que teve como objetivo traçar planos e metas para o partido nos próximos anos.

O Secretário Estadual do PP e Prefeito de Ilhéus Jabes Ribeiro solicitou a presença do vereador Jamil Ocké por ter sido eleito, no ultimo pleito eleitoral, com a melhor votação do legislativo municipal, consagrando o nome e a credibilidade do Partido Progressista na cidade.  Para Jamil Ocké este encontro foi fundamental para o norteamento politico do partido em todo território baiano. “ O PP vem crescendo de forma solida e equilibrada. É  importante que as lideranças que representam a sigla estejam cada vez mais preparadas para difundir os objetivos do partido e assim poder desenvolver ações pelo povo e por sua cidade”, disse Jamil Ocké que é filiado ao PP desde 2001. “Há 15 anos escolhi o PP para direcionar meus objetivos políticos, pois as ideologias progressistas se encaixam com a minha visão politica e de desenvolvimento humano e social”, concluiu Jamil Ocké 


Também se fizeram presentes no encontro o Vice Governado e atual Presidente Estadual do PP João Leão, Secretário de Infraestrutura Hídrica e Saneamento Cassio Peixoto, os Deputados Federais Roberto Brito e Mario Negromonte Jr.  e  o Deputado Estadual Eduardo Salles.




Caliana Mesquita- Assessora de Comunicação/Gabinete


sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Hospital São José comemora o Dia Nacional do Doador de Sangue



Em comemoração ao Dia Nacional do Doador de Sangue, o Hospital São José de Ilhéus promoveu na manhã desta sexta-feira (25) um Café da Manhã com o intuito de parabenizar os doares e chamar a atenção da população para a importância da doação não apenas no dia de hoje como ao longo de todo o ano.

Atualmente apenas 1,8% da população brasileira doa sangue, porém este índice ainda não é suficiente para alimentar o numero de pacientes que necessitam de tratamentos de doenças crônicas (talassemia e doença falciforme), alguns tipos de câncer, transplante, cirurgias eletivas de grande porte, acidentes ou outras situações que necessitam de transfusão.

Aqui em Ilhéus não é diferente. Segundo a Diretora Geral do Hospital São José, Naide Serqueira, o hemonucleo do hospital vem conseguindo colher uma media de 600 bolsas/mês, a meta é alcançar um estoque de 1000 bolsas. “O nosso hemonucleo abastece a todos hospitais de Ilhéus e região, é uma demanda muito grande para o numero de doações que conquistamos mensalmente, precisamos estimular as pessoas a entenderem a importância deste ato”, informou Naide, alertando sobre o despreparo da região para suportar uma demanda em escala maior “ Ilhéus é uma cidade portuária, possuímos aeroporto, enfim, uma cidade turística e com grande fluxo de pessoas, caso haja um acidente por exemplo, não temos condições de fornecer sangue pois não temos estoque”, concluiu.

Para as biomédicas Taine Carvalho e Tailana Teles o maior objetivo deste dia é salvar vidas “Precisamos fazer com que as pessoas entendam que não é apenas hoje que precisamos do apoio da população. Todos os dias pessoas dependem de sangue para viver, e nós se vocês para salva-las”, concluíram.


Este espirito de solidariedade foi o que trouxe a dona de casa, Mila Brasil, de 37 anos, a se deslocar de Canavieiras para fazer a doação no hemonucleo de Ilhéus. “Desde 2001 sou doadora e sei da importância que este ato tem pra mim, que estou ajudando uma pessoa, e ao outro que precisa desta ajuda para viver”, disse Mila que esta entre o numero de mulheres doadoras que cresceu consideravelmente nos últimos anos representando atualmente mais de 50% dos doadores que chegam até o hemonucleo.

Como um dos incentivadores de causas e ações que primem pela qualidade de vida do ser humano, o vereador Jamil Ocké fez questão de comparecer ao Café da Manhã do Hospital São José e homenagear a equipe medica que realizou a ação.  “O Dia Nacional do Doador de Sangue serve para homenagear todas as pessoas que separam um tempo durante sua rotina para ser doador voluntário. Estas pessoas tem o seu sangue coletado para poder ajudar pacientes que precisam de transfusão de sangue”, disse o vereador Jamil Ocké.


“O hemonucleo funciona de segunda a sexta das 7 as 17h30, e aos sábados das 7 as 12h. Para ser um doador é necessário ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar mais que 50kg, possuir boa saúde, e o que é fundamental amar o próximo”, concluiu Naide Sequeira, diretora geral do hospital São José.






terça-feira, 22 de novembro de 2016

ILHÉUS: GERENTE DA CAIXA INFORMA QUANDO ASSINARÁ OS CONTRATOS E ENTREGA DAS CHAVES


A expectativa é grande dos beneficiados pelo Programa Minha Casa Minha Vida em Ihéus, que aguardam a convocação da CAIXA para assinatura dos contratos e entrega das chaves dos Condomínios Sol e Mar 1 e 2. O gerente da Caixa informou no último dia 07 de novembro que até o final do mês haverá as assinaturas e em dezembro a entrega das chaves.
No sorteio realizado, foram 1197 unidades aprovadas de um total de 1200 unidades referentes ao Condomínio Sol e Mar 1. Já o Condomínio Sol e Mar 2, foram 707 unidades aprovadas de um total de 920.
A Secretaria de Desenvolvimento Social está cuidando de todas as pendências e em breve divulgará novas informações. É importante que todos se mantenham calmos e aguardem pois é um processo burocrático e que deve ser feito com todo respaldo da legalidade.
Confira vídeo abaixo com informações oficiais dadas no dia do sorteio, 07 de novembro, na sede da Caixa em Itabuna.


quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Jamil Ocké homenageia personalidades com Titulo de Cidadão Ilheense

A Câmara Municipal de Ilhéus promoverá no próximo dia 11 de novembro, no Teatro Municipal de Ilhéus, as 19h, a cerimonia que homenageia  personalidades que contribuíram, ao longo da sua vida, para o desenvolvimento da cidade, concedendo a estes o titulo de Cidadão Ilheense.  

Como um legislador atuante e sensível a história de Ilhéus, o vereador Jamil Ocké propôs, ao longo deste ano Projetos de Resolução a que concedem o titulo de cidadão ilheense a nomes como o Deputado Federal, Roberto Britto; ao Pastor Analdo José de Carvalho; ao radialista Quinto de Souza; ao comerciante sergipano, Carlos Machado; e a sra. Hind Faddoul.

Cada uma destas pessoas contribuíram com a história da nossa cidade seja com suas conquistas politicas, seja com sua mão de obra, mas todos deixaram sua marca e merecem ser reconhecidos por este poder legislativo”, informou Jamil Ocké.

Um dos homenageados pelo parlamentar é o Deputado Federal, Roberto Pereira Britto,  cidadão jequieense, medico formado pela Universidade federal da Bahia, e hoje como deputado federal escolheu a cidade de Ilhéus para defender no Congresso Nacional.

Outra personalidade que despejou seu talento em solos ilheenses, foi o radialista Laudelino Quinto de Souza, que desde seus 14 anos de idade fez do rádio ilheense sua casa e desta cidade seu palco.
Da cidade de Propriá, estado de Sergipe para os solos ilheenses o Pastor Analdo  José de Carvalho veio trazer a palavra de Deus, enriquecendo de amor e fé esta cidade.

Assim como o pai do vice prefeito de Ilhéus, Carlos Machado de Andrade, que da cidade do Cedro de São João, estado do Sergipe, veio depositar aqui a força do seu trabalho e construir a cidade por meio do comercio e da politica junto com sua família.

Mas como falar de culturas sem mencionar a influencia árabe, que tanto caracteriza Ilhéus. A libanesa, da cidade de Tripoli, Hind Faddoul é um exemplo de trabalho, profissional e cidadã ilheense. Chegou em Ilhéus aos 8 anos de idade e aqui construiu, família, carreira e uma parte da nossa cidade.


Caliana Mesquita-Assessora de Comunicação/Gabinete

Projeto de lei de Jamil Ocké que visa ordenar o trânsito da cidade é aprovado por unanimidade na Câmara Municipal


Foi aprovada, nesta terça-feira (8), por unanimidade dos parlamentares municipais, o Projeto de Lei  de autoria do vereador  Jamil Ocké, nº 030/2016, que estabelece a obrigatoriedade de faixa de acesso e reserva de espaço para o trafego de motocicletas nas vias publicas de grande circulação da cidade de Ilhéus.

A corrida contra o tempo esta a cada dia acelerando a vida das pessoas nas grandes cidades. Ilhéus não é diferente. A opção por veículos sob  duas rodas é uma realidade que otimiza a dinâmica do dia a dia. 

Segundo dados do IBGE- Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, atualmente circulam mais de 10 mil motocicletas dentro da cidade,  um dado que chamou a atenção do vereador Jamil Ocké.

O numero de motocicletas no trânsito das grandes vias de Ilhéus é muito intenso, por isso senti a necessidade de criar um projeto que dinamize o fluxo nas ruas, respeitando  esta tendência do ilheense de se locomover cada vez mais com este estilo de veiculo”, disse Jamil.
 
Nos últimos 4 anos foram registrados, na Bahia,  12.325 internações de acidentes em motocicletas, um dado que preocupa a população, já que o imediatismo do dia a dia torna este veiculo de transporte o mais rápido para circulação. 

“Com a implantação das faixas, previstas neste projeto, haverá a diminuição de acidentes provocados pela costura das motocicletas no trânsito da cidade, além de desobstruir as avenidas e ruas cujo trafego é intenso”, informou jamil.

Atualmente o projeto está em tramite na Câmara Municipal de Ilhéus e passará pela comissão de transportes antes de ser colocado em votação. “Espero que os colegas parlamentares entendam a importância deste projeto para a cidade e votem favorável a sua execução, é um projeto barato e de rápida execução mas de grande efeito  para a ordem do trânsito da cidade pois facilitará a vida dos motoristas que são surpreendidos pela costura das motocicletas nos semáforos da cidade”, completou o vereador Jamil Ocké.


Caliana Mesquita- Assessora de Comunicação/Gabinete

Jamil Ocké concede Titulo de Cidadão Ilheense ao Deputado Federal Roberto Britto

A Câmara Municipal de Ilhéus promoverá no próximo dia 11 de novembro, no Teatro Municipal de Ilhéus, as 19h, a cerimonia que homenageia  personalidades que contribuíram, ao longo da sua vida, para o desenvolvimento da cidade, concedendo a estes o titulo de Cidadão Ilheense.  

Como um legislador atuante e sensível a história de Ilhéus, o vereador Jamil Ocké propôs, ao longo deste ano Projetos de Resolução a que concedem o titulo de cidadão ilheense a nomes como o Deputado Federal, Roberto Britto; ao Pastor Analdo José de Carvalho; ao radialista Quinto de Souza; ao comerciante sergipano, Carlos Machado; e a sra. Hind Faddoul. Personalidades que fizeram a historia de Ilhéus.

Cada uma destas pessoas contribuíram com a história da nossa cidade seja com suas conquistas politicas, seja com sua mão de obra, mas todos deixaram sua marca e merecem ser reconhecidos por este poder legislativo”, informou Jamil Ocké.

Um dos homenageados pelo parlamentar é o Deputado Federal, Roberto Pereira Britto, que vem fazendo de seu mandato uma fonte de apoio a cidade de Ilhéus.

“Conceder ao deputado federal, Roberto Britto, o titulo de Cidadão ilheense, é reconhecer o trabalho executado por este parlamentar ao longo de sua vida politica por nossa cidade”, disse.

Nascido na cidade de Jequié em 03 de abril de 1951, Roberto Pereira Brito se formou em medicina pela Universidade Federal da Bahia, no ano de 1976, onde fez da sua profissão uma missão para cuidar e salvar a vida de enfermos, tornando-se Presidente da Associação Baiana de Médicos e Residentes, e professor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Hoje aos 65 anos de idade, Roberto Brito, vem atuando como Deputado Federal pelo Partido Progressista, e sua gestão esta pautada na captação de recursos em prol do Sul da Bahia, beneficiando por meio de emendas e projetos a cidade de Ilhéus.

Caliana Mesquita- Assessora de Comunicação/Gabinete

sábado, 5 de novembro de 2016

Sancionada lei que amplia teto do Simples e prazos para quitar dívidas

O presidente da República, Michel Temer, sancionou nesta quinta-feira (27/10) a lei que altera as regras do regime especial de tributação do Simples Nacional. A norma estabelece novos limites para o enquadramento no Supersimples e amplia de 60 meses para 120 meses o prazo para micro e pequenos empresários quitarem suas dívidas.
Criado em 2006, o Supersimples tem o objetivo de desburocratizar e facilitar o recolhimento de tributos pelos micro e pequenos empresários. Com as mudanças, o limite para que a microempresa seja incluída no programa passa dos atuais R$ 360 mil anuais para R$ 900 mil. Já o teto das companhias de pequeno porte passa de R$ 3,6 milhões anuais para R$ 4,8 milhões.
A nova lei também institui a figura do chamado investidor-anjo, que pode aportar capital em micro e pequenas empresas com o objetivo de participar dos lucros obtidos. A medida visa ajudar as start-ups (empresas em início de atividades inovadoras) a obterem aportes para colocar seus produtos no mercado. Dessa forma, será possível a aplicação de investimentos sem a necessidade de o investidor se tornar sócio do novo empreendimento.

 Com informações da Agência Brasil.


sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Atlântico Feminino é campeão invicto e homenageia vereador Jamil Ocké

Com seis jogos e seis vitórias o time Atlântico Feminino é campeão invicto do 1º Campeonato Amador de Futebol Feminino, organizado pela Liga Itabunense de Futebol e Federação Baiana de Futebol. A equipe ainda teve a goleira, Valéria Hage, como a menos vazada da competição sofrendo apenas três gols em cinco partidas. Mônica Lima artilheira com 11 gols e Almerindo Martins o melhor técnico. 

Desde sua fundação, em 22 de fevereiro de 2011,  o Atlântico vem construindo uma história vitoriosa. Foram sete competições e sete títulos conquistados sem derrotas e é tricampeão do segundo campeonato de futebol feminino mais importante do Estado da Bahia a Copa Gabriela. 

Este ano o Atlântico Feminino contou com um reforço fora dos campos. O vereador Jamil Ocké, sensível a importância da valorização do esporte e dos atletas locais apoiou o time durante toda competição. “Reconhecer e incentivar o esporte local é um compromisso que venho buscando manter ao longo da minha vida. Ver o talento destas meninas em campo é orgulho para cidade e para nos ilheenses”, disse Jamil Ocké que recebeu a uma medalha de agradecimento das mãos do tecnico do time, Almerindo e das jogadoras Katia, Taty e Lavinia. " Quero agradecer a medalha e parabenizar as meninas do Atlântico pela organização e disciplina que geraram este resultado maravilhoso para o esporte ilheense", disse Jamil Ocké  que também propôs uma Moção de Congratulação e Aplausos,nº 41/2012,  na Câmara Municipal às jovens atletas pela brilhante atuação e representatividade ao esporte ilheense.

Confira o a Campanha do Atlântico Feminino nesta competição e
Campanha: 1°Jogo Atlântico 5 x 0 Lomanto / 2° Jogo Atlântico 02 x 00 Sel. de Itabuna/3° Jogo Atlântico 09 x 00 Carlos Silva / 4° Jogo Atlântico 06 x 01 Nova Ferradas / 5° Jogo (SEMIFINAL) Atlântico 02 x 01 Salobrinho / 6° Jogo ( FINAL) Atlântico 06 x 01 Lomanto.







  Copa Gabriela
   3 títulos
2011,2012 e 2013
 Torneio da       Amizade
        1 título
    2011
 Torneio da AABB
      1 Titulo
2012
  Torneio de Verão
   1 título
   2014
 1°Campeonato 
 Amador de Itabuna 
1 título
2016
Caliana Mesquita- Assessora de Comunicação/Gabinete

quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Vereador Jamil Ocké fala sobre legalidade do aumento de subsidio salarial e pede fiscalização da população aos trabalhos dos parlamentares

A sessão desta terça feira (01) foi marcada pela demonstração de força e união dos jovens estudantes ilheenses, que decidiram ocupar o auditório da Câmara Municipal para protestarem contra a proposta de aumento salarial dos prefeitos, secretários e vereadores do município.  Um ato que gerou polêmica entre os parlamentares, que foram impedidos realizarem a sessão por falta de quórum, já que os vereadores Fabio Magal e Jamil Ocké, não puderam chegar antes do inicio da sessão foram impedidos de entrarem no plenário. O vereador Jamil chamou atenção para um ponto delicado em meio a este protesto:

“Observar que a nossa juventude esta mais próxima da politica, participando e intervindo  nas questões que envolvem o futuro do município, me orgulha enquanto parlamentar. Porém devemos, enquanto legisladores, nos preocuparmos em informar para estes jovens que a proposta de aumento é um direito garantido por lei, presente no artigo 39 inciso 4º, da Constituição Federal e portanto esta votação não fere a nenhum principio legal” , informou o Jamil Ocké chamando a atenção da sociedade para as funções que de fato competem ao legislador municipal. 

“ As funções as quais nos são atribuídas no Regimento Interno requer que todos os 19 parlamentares desta casa hajam fiscais do executivo, criadores de leis, orientadores do sistema, servidores públicos que representem a cidade de Ilhéus durante quatro anos ininterruptos. Me incomoda ouvir alguns legisladores e até mesmo alguns cidadãos, motivados pela opinião construída, argumentarem que vereador só trabalha terça e quarta, por conta das sessões. É importante que os lideres,  que estão conduzindo esta juventude se atentem a informação pacifica e apartidária. O erro, nobres cidadãos ilheenses,  não está no aumento do salário dos políticos e sim na escolha daqueles políticos que fazem do seu mandato um cargo figurativo. Como vereador eleito assumo esta função como um trabalho, onde possuo uma equipe, onde trabalhamos de segunda a sexta, das 8 as 18h, em prol da criação e fiscalização de ações que beneficiam a cidade e o povo de Ilhéus. Agora reflitam sobre a proposta”, concluiu o vereador Jamil Ocké pedindo  aos jovens e cidadãos ilheenses que passem a acompanhar e cobrar dos seus gestores o que lhes são de deveres dentro de suas funções legais. 


“ A crise do país é fruto de más escolhas de nossos representantes, porém muito mais por descuido da nossa sociedade que só busca entender politica em ano eleitoral”, finalizou o vereador Jamil Ocké que mantem seu gabinete municipal aberto diariamente para ouvir, recepcionar e orientar a população ilheense mediante as funções que compete a Casa das Leis. 

sábado, 29 de outubro de 2016

Vereador Jamil Ocké recebe apoio da TV Santa Cruz para construção do Projeto Litoral da Capitania

TV Santa Cruz/Globo

O vereador Jamil Ocké avança mais um passo na construção do seu projeto de lei Litoral da Capitania. O objetivo agora é promover um encontro com os gestores eleitos das 14 cidades que compõem o litoral da Capitania Hereditária São Jorge dos Ilhéos. A finalidade do encontro é apresentar aos municípios de Valença, Taperoá, Cairu, Igrapiúna, Ituberá, Camamu, Maraú, Nilo Peçanha, Itacaré, Uruçuca, Una, Canavieiras e Belmonte o projeto, e travar um elo turístico baseado no processo histórico o qual regeu as cidades no período colonial.

Visando fazer da informação o canal de comunicação entre os municípios e o Projeto, o gerente executivo da TV Santa Cruz, Carlos Henrique Medeiros e o supervisor comercial, Marcos Lemos, visitaram o gabinete do vereador Jamil Ocké na tarde desta quinta feira (27), onde foi firmado o apoio da emissora na divulgação do projeto para as cidades que a TV possui cobertura.

“A Santa Cruz tem uma preocupação especial com a valorização do processo histórico da região, e venho demostrar o apoio da nossa emissora ao processo de divulgação do Litoral da Capitania, principalmente por cobrirmos mais de 90% das cidades que compõem o projeto”, informou Carlos Henrique, parabenizando a iniciativa do vereador ao trazer para o poder publico o compromisso de resgatar o histórico de um dos períodos mais importantes e interessantes da região.

Com o objetivo de fazer da herança histórica de Capitania Hereditária o foco turístico, educacional e cultural da cidade, e como consequência traçar um elo de informação com os municípios que fizeram parte do litoral da capitania São Jorge dos Ilhéos, o vereador Jamil Ocké vem, desde abril, se reunindo com professores, historiadores e representantes da sociedade civil. “O nosso foco é tornar o Litoral da Capitania um projeto plural e tecnicamente sustentável, para isso entendo como sendo de suma importância que sua construção obtenha o maior numero de dados e informações possíveis, então é essencial que as cidades, historicamente envolvidas, façam parte deste projeto”, informou Jamil agradecendo o apoio da TV Santa Cruz . “Obter o apoio da maior emissora de TV do sul da Bahia é um ponto chave para que a informação chegue aos cidadãos que precisam conhecer nossa ideia”, completou.

A reunião contou com a presença de personalidades interessadas em participar e colaborar com o desenvolvimento do projeto na cidade.  “Ilhéus possui um história rica porem pouco explorada, fico feliz em ver que estamos fazendo parte desta construção”, argumentou o ilheense, Eufrásio Antunes, que veio representando o idealizador do encontro, Alberto Faria, enriquecendo o projeto e se tornando mais um aliado na construção do Litoral da Capitania.


Caliana Mesquita- Assessora de Comunicação/Gabinete





sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Câmara Municipal de Ilhéus discute abertura de crédito para construção do CREAS


A sessão desta quarta feira (19) levou a plenária da Câmara Municipal de Ilhéus a discussão referente ao projeto de suplementação orçamentaria, nº 045/2016, apresentado pelo Executivo, que autoriza o Município abrir crédito adicional especial ao Orçamento Anual vigente no valor de R$ 405.824,88,  com o objetivo de criar a sede do  CREAS - Centro de Referencia Especializado de Assistência Social, que tem como unidade a Secretaria de Desenvolvimento Social.

O CREAS é um equipamento do SUAS - Sistema Único de Assistência Social,  e atua por meio de serviços como o PAEFI - Proteção e Atendimento Especializado para Família e Individuo (vitimas de direitos violados) e o MSE - Medidas Sócio Educativas (adolescentes em conflito com a Lei).

Atualmente, em Ilhéus, o CREAS fica localizado na Avenida Uberlândia, n 555, Malhado, em frente ao Colégio Odete Salma. Segundo as coordenadoras Fanny Rossi e Quedima Souza, o CREAS realiza um atendimento no MSE para 137 famílias e o PAEFI acompanha 91 famílias e realiza um atendimento mensal de 200 famílias e/ou indivíduo vulneráveis .

“Realizamos atendimento psicossocial, com assistente social, psicólogos, advogado, educadores sociais. No enfrentamento a violação de direitos de mulheres, crianças e adolescentes, idosos e pessoas com deficiência. Realizamos acompanhamento, atividades socioeducativas em combate aos diversos tipos de violência. Acompanhamos crianças e adolescentes da rede de acolhimento que sofreram violência  de quer natureza”, informou Quedima Souza, coordenadora do PAEFI.


Como membro da Comissão de Justiça e por ser conhecedor da necessidade do CREAS  para a assistência social de Ilhéus, o vereador Jamil Ocké assinou favorável ao parecer que concede ao governo a abertura de credito para construção da sede do centro.

 “Os serviços que são fornecidos ao cidadão ilheense via CREAS é de extrema importância para o setor de assistência social. O PEAFI atende as denúncias de menores, adolescentes, idosos, PCD e denúncias do disk 100, é um centro que lida com questões de alta complexidade, então é mais do que necessário que seja construída sua própria sede, como forma de fornecer as famílias e aos indivíduos usuários um acompanhamento e atendimento de qualidade”, disse o ex-secretário de desenvolvimento social e atual vereador Jamil Ocké.

O projeto passa agora por analise da Comissão de Finanças, composta pelos parlamentares James Costa, Aldemir Santos e Gideon Farias (Dero) para que seja encaminhado a Plenária e, se assim entenderem, o governo municipal será autorizado a liberar o credito para construção a sede própria do CREAS  na cidade de Ilhéus.

Caliana Mesquita-Assessora de Comunicação/Gabinete